sexta-feira, 13 de abril de 2007

A Última Palavra

Sim, é o fim. Ainda faltam 3 dias para o fim do estágio, mas de qualquer modo, trata-se da última edição, a XXI, que encerra a minha participação no jornal, enquanto "estagiário" (que já o era apenas nominalmente), e praticamente encerra a minha aventura jornalística, também. Tudo leva a crer que esta será mesmo a "minha" última contribuição, embora ainda não tenha recebido nenhum feedback por parte dos responsáveis do estágio.
Seja como for, já o disse aqui várias vezes, esta experiência já valeu pela auto-gratificação intelectual e pessoal que me proporcionou, além de que provei a mim próprio que sou capaz de ser muito bom, em algo. O reconhecimento que é válido para mim, pode ser suspeito para os outros, que, maugrado todas as evidências, nunca me posicionaram em verdadeiro estado de igualdade.
Fica a aprendizagem, a qual me permitiu aperfeiçoar a arte da pluma, e a certeza, de que qualquer pessoa que saiba ler e escrever poderia desempenhar esta profissão - mas poucos são dotados de instinto e de talento para ela. X

domingo, 1 de abril de 2007

Mais Uma Baixa

Depois da última edição, na semana antes desta, onde pouco ou nada participei por ter estado incapacitado devido à Lombalgia já mencionada anteriormente, esta semana tive hipótese de contribuir com uma dose cavalar, que acabou mesmo a discutir o destaque da 1ª página.
No entanto, encomendado para duas páginas, a reportagem acabou acotoveladoramente espremida em uma só. Tem o meu nome, mas não o meu beneplácito.
Devido às interferências e reduções que o meu trabalho sofreu, por intervenção de colegas, enquanto eu estava ocupado a fazer trabalho que cabia a um deles, o meu destaque vai para o meu trabalho não-assinado. Apesar de mais discreto, tem no entanto o meu toque pessoal e a garantia de maior independência em relação a alterações expúrias.
Enfim, sempre que há divergências na Redacção e pouco espaço no jornal, o meu pouco peso lá dentro vem ao de cima. No entanto, no fim da semana fui tido como útil - mais uma vez - para desempenhar um serviço que não pertence às minhas funções na Redacção, embora seja admissível dentro do estágio e do bom relacionamento com a Direcção - acabei a fazer duas colectas de facturas, mas como profissional irrepreensível, aproveitei a deslocação para realizar, expontanêamente, mais um trabalho para a próxima edição.
Literalmente, o Jornal não irá ter € para me pagar, embora eu até trabalhasse abaixo do meu valor real... parece mentira, especialmente no dia (mentiras) de hoje, mas...