sexta-feira, 2 de março de 2007

Olhó Ardina Quentinho

Finalmente percebi porque os ardinas anglo-saxónicos gritavam "Extra, Extra!"...
Depois de uma edição em cheio, a semana passada, eis o uma edição cheia, esta semana. Tão cheia, que os meus trabalhos foram estropiados e comprimidos para outros caberem. Tudo bem, são opções editoriais, e o trabalho dos outros tem sempre mais peso, ainda que gordura não seja formusura...
Pergunto-me eu, e as colegas, porque diabo tive que trancrever uma entrevista de quase 5 páginas, quando o autor, que a conhecia melhor que ninguém, ia ter que a reduzir e editar a uma página...
Mais difícil de entender, são outras alterações, completamente arbitrárias e sem nexo. No caso, nem foi um texto, mas uma foto - como as minhas colegas não tinham muito por onde escolher, ofereci-me para trazer de casa uma foto de um castelo, que por acaso tinha visitado há alguns anos, sendo que a foto estava muito boa e perfeitamente apta para publicação. Alguns dias depois, o editor substituiu a foto por outra em que mal se distingue o castelo, à distância, quanto mais identificar o local... mas são opções.
Por último, e para acabar, falharam os distribuidores do Jornal. Daí que, à última da hora, foram recrutados novos distribuidores - o Director deu o exemplo, e a recepcionista mais o estagiário aqui, ficaram com os digitos dedais completamente como carvão, de tanto jornal (3 000) em palete, que entregaram. Foi "mais uma vertente do trabalho no Jornal que você ficou a conhecer", disse o "chefe"... não me parece que seja preciso um estágio para andar a carregar maços de jornais, nem é da minha área; embora o tenha feito por solidariedade, para ajudar, e sem esperar receber alguma contrapartida (como de facto), a não ser, pelo menos, mais reconhecimento, nem que seja no final do estágio. Já ajuda, no entanto, lançarem (brevemente) a edição online, porque assim, muito do que não cabe geralmente na edição em papel, pode acabar na net, e isso já será da minha competência, se não me puxarem o tapete...

Sem comentários: