sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Aclamação

Cumprida uma semana-e-um-dia de estágio efectivo, 30-e-tal horas de prática jornalística, 3 mini-reportagens, + 1 assim-assim, 2 edições do jornal, além de incontáveis dedilhações e outras lides rudimentares indispensáveis ao normal funcionamento da empresa, é hora de fazer um balanço provisório…

Embora esse papel coubesse mais ao balanceador do que ao balanceado, acho que falo pelo patrão, quando digo que o estágio acabou aqui; efectivamente, o estagiário deu lugar ao repórter, ao jornalista, ao colaborador de quase pleno direito.

O estatuto de estagiário mantém-se, assim como a remuneração e a posição no fundo da escala evolutiva profissional; mas tudo o resto me coloca ao nível dos outros, dentro da redacção. A prova disto mesmo, está no esquecimento, por todos - responsáveis do jornal pelo estágio, e eu próprio - esquecimento geral, portanto, em enviar o fax comprovativo da folha de assiduidade desta semana, para o IEFP... mas isto é um jornal - não se compadece com horários nem com rotinas burguesas... (resta ver, se, e quando, vou receber...)

Hoje, com a distribuição do jornal, recém-impresso de madrugada, chegaram os primeiros elogios e o reconhecimento, pela minha reportagem! E com isto, vem também mais crédito, espero, para melhores trabalhos; porque mais trabalho, já eu tenho…preciso, já agora, é da minha própria secretária, do meu próprio PC, material de escritório, etc.

Porém, este é um pequeno semanário, ainda que de muita qualidade e em crescimento acelerado, nestes quase 2 meses de actividade. Toda a gente dá o litro, levanta o kilo, e sacode o metro.

Sem comentários: